Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 100% ON-LINE: RAMO QUÍMICO DA CUT REALIZA IX CONGRESSO NACIONAL

100% on-line: Ramo químico da CUT realiza IX Congresso Nacional

12/04/2021

Representantes de trabalhadoras e trabalhadores do ramo químico de todo o Brasil estarão virtualmente reunidos, nos dias 05 e 06 de maio

Escrito por: Redação CNQ

“Conectando direitos, empregos e democracia!”. Com este slogan, a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT) promove, nos dias 05 e 06 de maio, seu IX Congresso Nacional. Pela primeira vez, a maior mobilização sindical das trabalhadoras e dos trabalhadores deste ramo ocorrerá integralmente em ambiente virtual, em respeito às normas sanitárias e como forma de preservar as vidas de centenas de companheiras e companheiros em meio à pandemia da Covid-19.

As delegadas e os delegados do congresso se reunirão pelo aplicativo Zoom e as atividades serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da CNQ.

Além da eleição da nova direção da confederação, o IX Congresso tem como objetivos promover a análise de conjunturas política, social e econômica; reflexões sobre os desafios do movimento sindical, com destaque para as peculiaridades do ramo químico; e a definição do plano de lutas e ações para os próximos quatro anos.

Presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão avalia que este congresso, em momento ímpar da história, tem a tarefa de renovar as estratégias de luta e resistência a novas tentativas de ataques aos direitos da classe trabalhadora sob o governo Bolsonaro, além de fortalecer as bases sindicais para as pautas futuras.

“Nos últimos anos, tivemos que lidar com as heranças do golpe de 2016 e com as reformas da previdência e trabalhista, que veio com o objetivo de desestruturar o movimento sindical. Depois, com os efeitos da pandemia. Ainda assim, foi possível construir avanços na organização de setores; em parcerias internacionais importantes; na viabilização de uma estrutura em Brasília que nos aproximou das discussões nacionais; e em conquistas em pautas prioritárias de comprometimento com a sociedade, como as ligadas a questões de gênero e raça”, destaca Varjão, que, depois de dez anos, deixará a presidência da CNQ-CUT.

A presidenta ressalta a importância da renovação de lideranças e na aposta da construção de uma chapa forte e representativa, que será eleita no dia 05 de maio.

“Não podemos perder a esperança. A música já diz ‘que o novo sempre vem’ e nosso congresso renovará as energias para a luta”, afirma Lu Varjão.

Setores

Participarão do IX Congresso Nacional da CNQ-CUT aproximadamente 250 delegadas e delegados de entidades sindicais de todo o Brasil, representando trabalhadoras e trabalhadores dos setores petroleiro, petroquímico, químico, celulose e papel, transformados plásticos, fertilizantes, farmacêuticos, minérios, tintas, borracha, vidro e cosméticos.

As inscrições já estão acontecendo, com prazo final no dia 12 de abril. Uma plataforma para votações on line será disponibilizada para garantir lisura, transparência e segurança a todo o processo.

A programação completa será divulgada nos próximos dias, nas redes sociais e no site da CNQ.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

CUT Nacional Ação sindical e ativismo ambiental na Amazônia Projeto Sindicalismo e Juventude
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669