Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDICATO MARRETA LANÇA LIVRO QUE REMONTA 100 ANOS DE LUTA DOS TRABALHADORES

Sindicato Marreta lança livro que remonta 100 anos de luta dos trabalhadores

05/05/2021

Atividade foi transmitida pelo YouTube no último dia 3

Escrito por: Redação CONTICOM

                Com participação de várias lideranças sindicais, dentre eles o presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, o Sindicato Marreta/Pernambuco realizou no último dia 3, o lançamento do livro “A Argamassa de uma História Sindical: Marreta 100 Anos de Luta”. A publicação recebeu o apoio da Federação Global dos Trabalhadores da Construção e Madeira, ICM e foi escrita por David Rodrigues e Dulcilene Morais.

                “Nosso grande desafio foi remontar 100 anos de luta em uma obra construída para que os operários possam ler e compreender essa história”, conta David. Para Dulcilene, que é dirigente da CONTICOM, falou da dificuldade em resgatar documentos, já que a ditadura militar queimou todo o acervo do sindicato. “Foram 2 anos e 4 meses de trabalho incluindo uma ampla pesquisa sobre a nossa história, mas também sobre outros movimentos que remontam a luta de classe em nosso Estado”, contou a sindicalista.

                Dulcilene destacou ainda que o livro buscou contar a história dos trabalhadores de forma a incluir as mulheres. “As mulheres são e sempre foram protagonistas da luta de classes”, frisou.

                O presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, participou do evento ao lado do representante da ICM, Nilton Freitas. Ambos parabenizaram a iniciativa e destacaram a importância de resgatar, registrar e publicar a história da classe trabalhadora. “Trata-se de uma obra que nos dá oportunidade de conhecer a história, avaliar o presente e reforçar nossa luta por um futuro melhor”, destacou Freitas.

                “Essa história mostra o quanto o sindicato é importante na luta por melhores condições de vida e trabalho”, afirmou Claudinho.  

                O dirigente do Marreta, Reginaldo Augusto, um dos protagonistas no processo de produção do livro, falou sobre a importância do resgate histórico. “Juntar todo esse material e fazer esse belíssimo livro é, antes de mais nada,  um ato de militância”, ressaltou.

                Também participaram do evento, o presidente da CUT, Paulo Rocha, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário do Norte/Nordeste,  Edvan Mariano, presidente da Copergás, André Campos dentre outras lideranças sindicais e sociais. O evento foi apresentado pelo advogado Bruno Ribeiro.

Assista o evento na íntegra AQUI.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

CUT Nacional Ação sindical e ativismo ambiental na Amazônia Projeto Sindicalismo e Juventude
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669